SEJA BEM-VINDO AO BLOG
Olá, pessoal!
Esse blog de cunho educativo elaborado pelo Instituto Pro-Terra é uma ferramenta muito valiosa e relevante na busca de conhecimento e informações técnicas sobre a Bacia Hidrográfica Tietê-Batalha.
Atualmente, muitos educadores têm utilizado a internet para tratar de questões ambientais locais e regionais com nossos alunos. Neste sentido, o blog possui conteúdo rico e informativo, que colabora para a criação de um arcabouço de conhecimento dos nossos recursos hídricos, além de fomentar a discussão sobre proteção e conservação na bacia TIETÊ-BATALHA, tema tão importante para a educação atual.
O blog possui alta replicabilidade em função da diversidade de assuntos abordados que atingem e potencializam a interação do educador ambiental, que tem o papel de disseminar seus conhecimentos para toda a sociedade.
Desejamos muito sucesso aos multiplicadores em Educação Ambiental e todas as instituições dos 33 municípios pertencentes à Bacia, beneficiando também toda a população da UGRHI 16.
Cordialmente, Rodrigo Agostinho.
Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional.
o que é o projeto?
"Capacitação de Educadores Socioambientais: Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental da UGRHI 16" se insere no contexto da Bacia Hidrográfica Tietê-Batalha (UGRHI 16), a qual compreende 33 municípios com aproximadamente 570.000 habitantes (Plano de Bacia Tiete-Batalha, 2008).
O projeto propõe-se a informar e conscientizar a população sobre a realidade da UGRHI Tietê-Batalha a partir desse blog e com a realização de um Seminário regional de Educação Ambiental e um Curso de Formação de Multiplicadores.
Para o desenvolvimento deste projeto serão utilizadas metodologias participativas em todos os momentos, envolvendo os diversos atores sociais locais para participarem das atividades e tomadas de decisões. Isto implica em envolver os parceiros e beneficiários na execução do projeto bem como na sua avaliação e monitoramento, subsidiando e fomentando a continuidade do mesmo nas escolas inseridas na bacia Tietê-Batalha.
O projeto possui alta replicabilidade em função da diversidade social representada pela comunidade UGRHI Tietê-Batalha, principalmente pelo fato do trabalho focar também a comunidade de educadores e desenvolver de forma mais aprofundada os conceitos socioambientais num contexto regionais.
Para tanto, este trabalho tem como finalidade a realização de um Seminário regional de Educação Ambiental e um Curso de formação de multiplicadores, onde os produtos digitais serão distribuídos gratuitamente às escolas, bibliotecas, centros culturais, secretarias municipais da educação, meio ambiente e cultura, salas verdes, e instituições dos 33 municípios pertencentes à Bacia, beneficiando também toda a população da UGRHI 16.
OBJETIVOS GERAIS
Realizar 01 curso e 01 seminário regional de educação ambiental para formação de multiplicadores, instrumentalizando dessa forma seus professores e educadores ambientais para a inclusão do público alvo na temática socioambiental na Bacia Tietê-Batalha.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Promover a articulação e divulgação das ações de Educação Ambiental dentro da Bacia Tietê-Batalha a partir da identificação e diálogo com grupos e parceiros, no intuito de fomentar o envolvimento dos mesmos na participação do curso e um seminário regional de educação ambiental visando a formação de multiplicadores;
-
Sensibilizar para a importância da conservação e proteção dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica Tietê-Batalha no âmbito da Área de Proteção Ambiental (APA) estadual Rio Batalha;
-
Elaborar um blog da UGRHI 16 sobre educação ambiental com acessibilidade aos deficientes físicos (surdos e cegos);
-
Envolver universidades, associações ambientalistas, culturais e educacionais, diretores de escolas municipais e estaduais inclusivas, os membros do Comitê de Bacia do Tietê-Batalha e demais interessados na participação das ações de Educação Ambiental nas escolas da Área de Proteção Ambiental (APA) estadual Rio Batalha;
-
Realizar o lançamento do projeto no formato de Seminário regional já com uma metodologia de sensibilização socioambiental sobre a Bacia do Tietê-Batalha para sua ampla divulgação aos seus beneficiários diretos e indiretos;
-
Instrumentalizar professores, educadores para abordarem a UGRHI 16 e a Área de Proteção Ambiental (APA) estadual Rio Batalha em sala de aula.