top of page

6. Biodiversidade

Na Unidade de Gerenciamento Hídrico Tietê-Batalha a paisagem natural encontra-se em uma região de transição de dois ecossistemas distinto, os biomas Cerrado e Mata Atlântica.  A fitofisionomia regional possui grandes manchas das formações do Cerrado stricto sensu ou cerrado típico, formado por árvores pequenas e de troncos tortos, retorcidos e espessos, e com folhas mais grossas (coriáceas). O Cerrado regional possui ainda outras fitofisionomias como:

i) campos limpos, com vegetação de gramíneas e livres de estrato lenhoso;

ii) campos sujos, onde existe um estrato herbáceo e lenhoso;

iii) mata seca, com espécies como as aroeiras; e

iv) matas de galeria, vegetação encontrada próximas aos rios Tietê e Batalha.

O clima da região é Sazonal Tropical, e os solos predominantes são o argiloso e arenoso e é o tipo de solo que determina o tipo e as característica vegetacionais. Dessa forma, as formações florestais da Mata Atlântica regional são representadas pela floresta estacional decidual, onde as árvores perdem todas as suas folhas no período de seca, e pela floresta semidecidual, aquela onde as árvores perdem apenas parte das suas folhas no período de seca. Além dessas formações de Mata Atlântica e Cerrado na Bacia Tietê-Batalha existem as matas ciliares que são fundamentais para a manutenção dos recursos hídricos. Assim, nesse ecótono entre o Cerrado e Mata Atlântica há a presença de espécies de animais e vegetais de ambos os biomas, potencializando e multiplicando a biodiversidade na Bacia Hidrográfica Tietê-Batalha. A biodiversidade na Bacia Tietê-Batalha é muito rica em número de espécies, mas sofre influência de muitas atividades antrópicas que ocorrem em seu percurso, desde sua nascente na Serra da Jacutinga até a sua foz no Rio Tietê.No entanto, a biodiversidade resiste com muitas espécies, enquanto outras foram extintas localmente ou estão em vias de desaparecerem pela baixa abundância.

Esses são alguns exemplos da biodiversidade na Bacia Tietê-Batalha:

Espécies de fauna encontradas na bacia: Loricaria prolixa (cascudo), Chrysocyon brachyurus (lobo-guará), Proceratophrys moratoi (sapinho-escavador-do-cerrado) e Cyanocorax chrysops (Gralha).

Espécies de flora encontradas na bacia: Caryocar brasiliense (pequi), Copaifera langsdorffii (copaíba), Centrolobium robustum (araribá) e Solanum lycocarpum (Lobeira).

Dica para o professor: Solicite ao aluno uma relação entre espécies de fauna e flora. Como a fauna interage com a flora e quais os benefícios para ambos (R. lobo-guara (fauna) e lobeira (Solanum lycocarpum) controle de nematóides nos rins do lobo e dispersão de sementes da planta quando o lobo espalha as sementes.)

Fonte: Fabio Henrique Comin - Instituto Pró-Terra

Aqui você conhecerá diversas espécies de fauna e flora presente na Bacia do Tietê-Batalha

(Melanerpes candidus)

(Zonotrichia capensis)

(Jacana jacana)

(Rostrhamus sociabilis)

(Sicalis flaveola)

(Galbula ruficauda)

(Ramphastos toco)

(Dendrocygna autumnalis)

(Dryocopus lineatus)

(Tupinambis teguixim)

(Butorides striata)

(Solanum lycocarpum)

(Guarea macrophylla)

(Senegalia polyphylla)

bottom of page