11. Áreas Protegidas
As áreas protegidas são locais que se destinam à preservação de um conjunto de ecossistemas ou regiões com elementos naturais que tenham em si valor científico, cultural, educativo, estético, paisagístico ou recreativo. São várias as categorias de áreas protegidas, essas áreas são designadas Unidades de Conservação.
Regionalmente destacamos a Estação Ecológica Sebastião Aleixo da Silva.
“Conhecida como Estação Ecológica de Bauru é uma Unidade de Conservação que preserva uma amostra da Mata Atlântica, que, embora pequena, é a única em uma região muito devastada em consequência da ocupação agropecuária. Em uma região tão devastada e carente de ações de restauração de ecossistemas, a vegetação protegida na estação deve funcionar efetivamente como um banco de germoplasma a ser utilizado como fonte de sementes para a restauração de florestas na região“. (fonte: http://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/estacao-ecologica-sebastiao-aleixo-da-silva/)
Outra Unidade de Conservação é a “Área de Proteção Ambiental Rio Batalha" - APA Rio Batalha é uma unidade de conservação estadual de uso sustentável, criada pela Lei nº 10.773, de 1º de março de 2001. Sua área é cerca de 236.000 hectares, inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Batalha e localizada nos Municípios de Agudos, Piratininga, Bauru, Duartina, Gália, Avaí, Reginópolis, Presidente Alves, Pirajuí, Balbinos e Uru. A APA Rio Batalha é gerida pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo, Fundação Florestal, órgão da Secretaria estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. A APA estadual do rio Batalha foi criada principalmente em função de sua importância hídrica e ecológica, para que não falte água nem biodiversidade em nossa região.” (fonte: https://www.piratininga.sp.gov.br/paginas/portal/noticia?id=129)
Os outros objetivos para, os quais a APA Estadual Rio Batalha foi criada são:
-
Controlar a expansão urbana desordenada e o uso inadequado do solo;
-
Planejar e incentivar o desenvolvimento sustentável da região;
-
Garantir a sobrevivência das comunidades tradicionais;
-
Preservar a biodiversidade e os remanescentes florestais;
-
Promover a recuperação das áreas degradadas, em especial controlando os processos erosivos;
-
Auxiliar no desenvolvimento de práticas de conservação do solo.
Há ainda no município de Bauru outras duas áreas protegidas:
-
APA Campo Novo - Área de Proteção Ambiental Municipal Vargem Limpa – Campo Novo (APA Campo Novo) instituída pela lei N°4605 de 27/11/2000.
-
APA Água Parada - Área de Proteção Ambiental Municipal Água Parada (APA Água Parada) instituída pela lei N°4704 de 18/07/2001.
Dica para o Professor: Solicite ao aluno que faça uma busca sobre Unidades de Conservação no Brasil ou por
APA Rio Batalha