top of page

10. Caracterização Econômica 

Entre as principais atividades econômicas da UGRHI 16 estão a agropecuária, com destaque para as culturas de cana-de-açúcar e laranja, e as atividades industriais, nas áreas de mecânica e de alimentos, com predominância da sucroalcooleira.

Serviços

Serviços de informática, redes de TV a cabo, provedores de Internet, consultoria para o setor agropecuário, serviço hoteleiro especializado são alguns dos exemplos de uma nova demanda presente na região da UGRHI 16. Grande parte das atividades terciárias que atendem à bacia está concentrada nos grandes pólos regionais e suas cercanias, aumentando a produtividade dos investimentos feitos no setor. O município de Lins é o que mais se destaca com números de trabalhadores neste ramo.

Agropecuária

A UGRHI 16 se caracteriza como região agropecuária, portanto os solos na Bacia Hidrográfica do Tietê/Batalha constituem um recurso natural de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social da região, além de ser responsável como suporte básico para o processo de ocupação.

Agroindústria da cana-de-açúcar

Atualmente, as transformações mais impactantes no setor agrícola são decorrentes da expansão da agroindústria da cana-de-açúcar. A demanda crescente no mercado interno e externo por combustíveis renováveis, especialmente o álcool, atrai novos investimentos para a formação de novas áreas de cultivo da cana-de-açúcar para indústria.

Ademais, a UHE Mário Lopes Leão, localizada no município de Promissão, contribui para o desenvolvimento de toda a região. Seu represamento inundou parte das áreas dos municípios de Adolfo, Borborema, Cafelândia, Guaiçara, Irapuã, Lins, Mendonça, Novo Horizonte, Pirajuí, Pongaí, Potirendaba, Reginópolis, Sabino, Sales, Uru e Urupês. Nessas áreas, é possível observar o crescimento de atividades de recreação e lazer, o que demonstra o potencial turístico da região.

O setor industrial da bacia tem peso significativo na sua economia concentrados nos ramos de atividades mecânica, alimentícia e agroindustrial, principalmente as cidades de Matão, Novo Horizonte e Lins o qual apresentam 70% da concentração econômica na área. Na região de Matão encontra-se um dos maiores centros de produção e exportação de suco de laranja do país e um dos mais importantes centros sucroalcooleiros. A indústria mecânica e alimentícia na cidade de Matão, e exclusivamente a alimentícia nos municípios de Taquaritinga e Itapólis, são responsáveis pela quase totalidade do valor adicionado nesta porção da bacia.

Indústria

Dica para o Professor: Solicite ao aluno que pesquise qual a relação entre produção de alimentos e água

REFERÊNCIAS: 

Diário da Região. Disponível em: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/2020/06/1197085-aes-corp-negocia-fatia-de-28--da-aes-tiete.html

Fundamentos para a Implantação da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos, 2010. Disponível em:         http://www.sigrh.sp.gov.br/public/uploads/documents/7097/fundamentos-para-a-cobranca-pelo-uso-da-agua-cbh-tb-final-10-05-2010.htm

Plano de Bacia Hidrográfica 2016-2027: Relatório Síntese – CBH-TB. Disponível em: http://www.comitetb.sp.gov.br/index.php?tab=1&acao=com

bottom of page