top of page

5. Hidrografia

.O Rio Batalha está inserido na Bacia Hidrográfica do Tietê-Batalha, nasce na Serra da Jacutinga  no município de Agudos/SP na fazenda São Benedito, e abrange, total ou parcialmente, os municípios de Agudos, Bauru, Piratininga, Avaí, Duartina, Gália, Presidente Alves, Reginópolis e Uru, fazendo um percurso de 167km de extensão até sua foz no Rio Tietê. O Rio Batalha é classificado como rio “classe 2”, o que lhe garante a proteção contra a entrada de quaisquer efluentes e/ou poluentes decorrentes da ação antrópica e cujas

Figura 1: Nascente Modelo na Fazenda São João (Museu do Café), Piratininga-SP 

Foto: Guilherme Amaral

águas estão destinadas ao lazer e ao abastecimento (Fonte Site Pro-Batalha). A hidrográfica principal da sub-bacia do Alto Rio Batalha onde estão suas nascentes e afluentes, possui uma área de aproximadamente 12.500 hectares inseridos na UGRHI 16, abrangendo parcialmente os territórios dos Municípios de Agudos, Piratininga e Bauru. Portanto são nesses municípios que nascem as principais nascentes formadoras do Rio Batalha, que fornecem água para uma população de aproximadamente 150.000 pessoas no Município de Bauru, entre outras 300.000 na bacia Tietê-Batalha. A região de Bauru é uma região diferenciada do ponto de vista de hidrografia pois está em local de transição entre áreas de Mata Atlântica e Cerrado. Abriga importantes remanescentes dos dois Biomas. Outros importantes afluentes do Alto Rio Batalha, nascem no córrego São João do Retiro, na Fazenda São João onde existem nascentes, pequenas cachoeiras e serras do divisor de águas do Rio Batalha. Trata-se, portanto, de local estratégico do ponto de vista ambiental onde tem uma nascente modelo e bem conservada do Rio Batalha.

Especificamente na região do Alto Rio Batalha, em Agudos, Bauru e Piratininga e outros município do médio Rio Batalha incide a Lei 10.773/2001, que instituiu a Área de Proteção Ambiental – APA do Rio Batalha, com o objetivo de preservação dos mananciais de abastecimento público, controlar a expansão urbana, garantir a sobrevivência das comunidades locais, preservar a biodiversidade e recuperar as áreas degradadas. No mapa a seguir é possível observar a Localização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Batalha, em base cartográfica do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, produzido pela Ong. Fórum Pro Batalha.

Nos últimos anos, a hidrografia do Rio Batalha tem sido afetada pela má utilização e ocupação dos solos. A redução de sua cobertura vegetal e principalmente das matas ciliares, tem sido um dos principais problemas desse importante corpo d´água, o que tem gerado seu assoreamento e provocado ainda alterações da qualidade de suas águas.

Dica para o Professor: Peça para o aluno pesquisar sobre os seguintes temas: Bacia Hidrográfica; Nascentes de

um rio; Foz de um rio; Aquíferos Regionais; Margens esquerda e direita de um rio; Importância das matas ciliares

bottom of page